07/05/15

Projeto Ação Integrada realiza oficina de capacitação sobre trabalho escravo para imprensa

Evento busca auxiliar jornalistas na produção de conteúdos relativos ao assunto

POST-Palestras (1)

Com o objetivo de contribuir com as reportagens especiais realizadas pela imprensa local sobre trabalho escravo, o Projeto Ação Integrada (PAI) promove na próxima quarta-feira (13), em Cuiabá, uma oficina de capacitação sobre o tema. O evento gratuito é dedicado a jornalistas que trabalham em redação ou em assessorias de imprensa e a estudantes.

A iniciativa é do Núcleo de Comunicação do Projeto Ação Integrada (PAI) e abordará desde a apuração de dados, estatísticas, até a clareza e transparência no repasse de informações. Os participantes receberão certificados emitidos pelo Projeto em conjunto com a OIT.

A capacitação consiste em duas palestras cujo tema central é o trabalho escravo. Convidado pelo Núcleo, o jornalista Marques Casara, fala sobre “O jornalismo e a cobertura de fatos envolvendo trabalho escravo: entendimento do problema, dicas de apuração, caminhos para a construção de uma boa reportagem, como fazer a assessoria de imprensa”. Em seguida, o procurador do Trabalho em Mato Grosso Renan Bernardi Kalil fará a apresentação do Projeto Ação Integrada (PAI) aos participantes da oficina, além de abordar o contexto local com informações relativas ao combate ao trabalho escravo no Estado.

De acordo com o oficial de Projeto do Programa de Combate ao Trabalho Escravo da OIT no Brasil, Antônio Carlos de Mello, a capacitação tem como meta não só promover a divulgação adequada do conceito de trabalho escravo como também fornecer os canais de informação aos comunicadores da região. “Nosso objetivo com a oficina é fazer com que os comunicadores possam ter acesso a dados e informações qualificadas, tanto de repressão quanto de prevenção ao trabalho escravo”.

Os interessados em participar da oficina deverão preencher o formulário de inscrição que será distribuído às redações e assessorias. O formulário também está disponível aqui.

Serviço

Data: 13 de maio (quarta-feira)

Horário: 19h às 22h

Local: A Casa do Parque (Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, ao lado do Parque Mãe Bonifácia)

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários